Sustentabilidade

Sustentabilidade

No Grupo Sabará, buscamos unir benefícios sociais e ambientais para nossos diferentes públicos em nossas atividades. No segmento de HPC desenvolvemos o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade® para mantermos uma relação próxima com nossos fornecedores de insumos da biodiversidade brasileira. O programa engloba ações de capacitação, manejo sustentável, trabalho infantil e escravo, fornecimento ético, rastreabilidade, saúde e segurança no trabalho, entre outros temas que possam melhorar as atividades das associações e cooperativas e fortalecer as comunidades com mais conhecimento, dando valor para o uso de recursos florestais não madeireiros e mantendo a floresta em pé, o que garante a conservação dos ecossistemas locais e a perenidade deste tipo de trabalho.

Responsabilidade Socioambiental na Prática

 

Política de responsabilidade social e patrocínio

Aproximar interesses econômicos, ambientais e sociais de diversos grupos e comunidades tem sido um dos principais trabalhos do Grupo Sabará. Com nosso apoio e orientação, comunidades antes carentes têm encontrado alternativas de renda que garantem a qualidade de vida de suas famílias e a conservação da biodiversidade brasileira. São projetos inéditos que colocam as pessoas e a natureza em total integração, utilizando de forma sustentável os recursos naturais e, acima de tudo, respeitando os direitos individuais e o conhecimento tradicional. Nós buscamos integrar os desafios relacionados à responsabilidade socioambiental em nossas atividades e mantê-los alinhados com os valores do Grupo Sabará. Desta forma podemos continuar a crescer e dar a estrutura para que as ações prosperem. As ações que apoiamos envolvem os temas educação, cultura, profissionalização e geração de renda, saúde e proteção dos direitos humanos.

 

Política ambiental de nossas unidades

Em nossas unidades operacionais, o Grupo Sabará se preocupa em desenvolver e aplicar soluções voltadas à prevenção e controle de aspectos ambientais. Dentro desta preocupação encontram-se o respeito aos recursos naturais, uso destes recursos de forma sustentável e a educação e engajamento de nossos funcionários, parceiros, fornecedores e clientes.

Diversificamos o modo de uso da água com práticas de reuso e captação de água de chuva para ampliar nossa fonte deste recurso sem gerar aumento negativo no uso deste aspecto. Atuamos também na expansão de nossas fontes de energia, diminuição de geração de resíduos com fortalecimento das ações de reciclagem, aplicamos a logística reversa com o reaproveitamento de grandes embalagens e cilindros de cloro, além da contínua ação em educação dos funcionários para que incorporem tais ações em sua rotina com compreensão da importância do respeito ao meio ambiente e de como podemos impactá-lo positivamente com nossos atos.

Realizamos auditorias periodicamente para averiguar a eficiência dos processos e o cumprimento de suas políticas relacionadas. Desta forma estamos sempre renovando ações que obtiveram sucesso e encontrando oportunidades de melhoria de processos, treinamentos e disseminação da cultura de valorização e responsabilidade ambiental por todos os envolvidos com o Grupo Sabará, sejam colaboradores, consumidores, parceiros e sociedade em geral.

Relatório de Sustentabilidade

A Sabará tem a satisfação de apresentar seus Relatórios de Sustentabilidade, elaborado a cada dois anos e de acordo com os critérios do GRI (Global Reporting Initiative) e Global Compact – ONU.

Seguindo suas convicções, traduz neste relatório as práticas socioambientais e o compromisso com o bem-estar social adotados.

Com isso, a empresa busca se aproximar cada vez mais dos públicos com os quais se relaciona e também estimular seus parceiros a implantar e participar deste processo de construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

 

Acesse aqui o Relatório de Sustentabilidade 2013 | 2014 | 2015